domingo, 31 de agosto de 2014

Visão geral sobre as Bromeliaceae

A família das bromélias (Bromeliaceae) conta atualmente com cerca de 3352 espécies em 58 gêneros (Luther 2012) distribuídos pelas três américas, ou seja é uma família caracteristicamente neotropical. Apenas uma exceção é citada na literatura, é o caso de Pitcairnia feliciana (A. Chev.) Harms & Mildbraed que ocorre na porção oriental da África.
No Brasil são citadas cerca de 1306 espécies de Bromeliaceae situadas em 44 gêneros, e destas 1181 espécies situadas em 23 gêneros são consideradas endêmicas do nosso país, ou seja só existem aqui (Forzza et al. 2013). De acordo com Sobral & Stehmann (2009), no período de 1990 até 2006, 2875 novas espécies de angiospermas foram descritas para o Brasil, destas 280 eram da Bromeliaceae, quase 10%.
Dentre todas as espécies brasileiras Forzza et al. (2013) citam para a região sul do Brasil 183 espécies citadas em 19 gêneros. Vista a grande diversidade de espécies dos estados sulinos venho, através deste blog, divulgar ao público interessado algumas espécies pouco conhecidas da flora.

Um comentário:

  1. Bom dia Henrique! Estava olhando suas fotos e textos e queria parabenizar pela riqueza em detalhes e informações que nos mostra. E me chamou a atenção da Dyckia que esta na sua foto de capa do G+, pois vejo ela frequentemente em nossa região, centro do estado do RS e minhas buscas para nomear minhas fotos do arquivo pessoal nunca cheguei a um veredito quanto a sua identificação, poderias me ajudar, qual seria o nome desta espécie?
    Desde já obrigado e novamente parabéns pela página!
    Abraço

    ResponderExcluir